Dinamicas

DINÂMICAS PARA CÉLULA


Rótulos

OBJETIVO: LEVAR A CADA PESSOA A VER COMO DEUS A VÊ. TAMBÉM FAZER AS PESSOAS ENTENDEREM COMO ELAS TRATAM AS OUTRAS POR APARÊNCIAS. ENSINAR COMO DEVO TRATAR O PRÓXIMO.
FASE DA CÉLULA: GANHAR
DURAÇÃO: 30 A 50 MINUTOS (CÉLULA DE 4 A 12 PESSOAS).
MATERIAL NECESSÁRIO: ETIQUETAS ADESIVAS E CANETAS HIDROCOR.
MODO DE FAZER
O líder, os auxiliares e os membros da célula devem receber a todos alegremente, devem criar um clima amistoso e agradável. O líder, ou um dos auxiliares, deve dizer que todos são bem vindos, que estão ali porque são especiais. Depois deve dizer que vão fazer uma brincadeira para tirar algumas boas lições.

Antes de começar a reunião o líder deve ter escrito em etiquetas adesivas alguns “rótulos” que damos às pessoas, definições que a sociedade tem das pessoas, às vezes por sua aparência. Ex.: Nerd, fofoqueira, orgulhoso, etc.

Depois que um clima agradável estiver entre todos, e todos estiverem sentados, peça para que todos fechem os olhos e não abram para não estragar a brincadeira. Enquanto as pessoas estão com os olhos fechados, cole na testa de cada um uma etiqueta escrita um desses “rótulos”. Depois que as etiquetas são coladas na testa de cada participante, de modo que ele não veja o que está escrito na sua etiqueta, mas veja o que está escrito nas etiquetas dos outros. Peça para todos abrirem os olhos e diga que eles não podem dizer o que está escrito na testa do outro se não acaba a brincadeira.

Pede-se então que os participantes conversem entre si tratando o outro como se ele fosse o que está escrito em sua testa, na sua etiqueta, como ele é rotulado pela sociedade (pode-se dividir em subgrupos).

Após um tempo de uns 10 a 15 minutos, o líder da célula deve pedir a todos para se sentarem em círculos e pedir que cada um diga se descobriu o que está escrito na própria testa, e como se sentiu sendo tratado assim. Não deixe os outros dizerem antes da pessoa tentar descobrir.

Sugestões de alguns “rótulos” muito comuns na sociedade: Drogado; Roqueiro; Crianção; Presidiário; alcoólatra; mendigo; mauricinho/patricinha; tristonho; chato; louco; surdo; alienado; maluco; bobo; etc.

CUIDADOS QUE DEVE SE TOMAR

É muito importante tomar o cuidado de não colocar em pessoas convidadas etiquetas que na verdade esteja escrito o que ela é, como, por exemplo, colocar em um alcoólatra a etiqueta de alcoólatra, isso pode ser ruim para a pessoa. Também procure evitar “rótulos” muito depreciativos ou que as pessoas se tornem muito depreciativas durante a brincadeira.

ANÁLISE DA DINÂMICA
Por que julgamos as pessoas por um rótulo que outros lhe põe? Por que discriminamos as pessoas pelo que achamos que são?

Por que tirarmos conclusões apressadas das pessoas pelo rótulos que a sociedade colocou nelas, sem antes conhecer melhor cada uma delas.

APLICAÇÃO OU APELO

O Senhor não te vê por rótulos, pelo contrário, ele vê seu coração. Jesus Cristo te conhece e te ama do jeito que você é. Se há algo em você que precisa mudar, o Senhor Jesus fará isso se você deixar, porém ele não te “violenta” e nem te obriga a ser de uma forma que você não é.
Sabe porque o Senhor não nos vê por rótulos, porque para ele somos especais, somos, amados a tal ponto que ele deu sua vida por nós.

Ele deseja que não vivamos mais assim, sendo discriminado ou julgado e nem que discriminemos ou julguemos, pelo contrario, O Senhor quer manifestar o seu imenso amor para conosco, para isso acontecer só é preciso você abrir seu coração e recebê-lo agora como seu Senhor e Salvador.
Na Bíblia, em Jeremias 29:11, está escrito: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”.

Deus quer mudar o rótulo que está pregado em você. Ele quer que todos te conheçam por filho de Deus, abençoado, vencedor, cheio do Espírito de Deus, transformado, nova pessoa.

Neste momento faça o apelo para aqueles que estão visitando se querem receber Jesus Cristo como seu único e suficiente salvador.

DETALHE ESPECIAL QUE FAZ A DIFERENÇA

Depois faça algumas etiquetas com novos rótulos, tipo: filho de Deus, abençoado, vencedor e depois cole na testa de todos.

FINALIZAR

Convidar a todos para os cultos de celebração ou programação especial. Agradecer a presença dos que vieram a primeira ou segunda vez e dizer que os espera na próxima semana.



Quatro Tipos d

e Coração

OBJETIVO: LEVAR AS PESSOAS A DESCOBRIREM COMO É SEU CORAÇÃO?
FASE DA CÉLULA: GANHAR.
DURAÇÃO: 30 A 40 MINUTOS (CÉLULA DE 4 A 12 PESSOAS).
MATERIAL NECESSÁRIO: QUATRO VASOS SIMPLES, UM COM CONCRETO (CIMENTO ENDURECIDO), UM COM UMA PLANTA CHEIA DE ESPINHOS (CACTUS, ROSEIRA), UM COM PEDRAS E UM POUQUINHO SÓ DE TERRA, E UM COM UMA TERRA BEM MACIA, ADUBADA, DE PREFERÊNCIA COM UMA FLOR BONITA E VÁRIOS GRÃOS DE FEIJÃO
MODO DE FAZER
O líder, os auxiliares e os membros da Célula devem receber a todos alegremente, devem criar um clima amistoso e agradável. Depois que todos estiverem à vontade, uma mesinha ou móvel deve ser colocado de maneira que todos possam ver. Distribua a todos uma folha de papel e uma caneta.
Então o líder pega o vaso número 1, o que está com cimento e coloca algumas sementes de feijão sobre ele.Peça que anotem o que acham que vai acontecer com as sementes. Vão ou não nascer?
Depois ele coloca o vaso número 2, o que tem várias pedras e um pouquinho só de terra, então ele coloca algumas sementes de feijão sobre o vaso e peça que anotem o que acham que vai acontecer com as sementes. Vão nascer? Vão crescer?

Depois o líder coloca o vaso número 3, o que tem uma planta com muitos espinhos (se for o caso improvise muitos espinhos), então coloque algumas sementes de feijão sobre o vaso e peça que anotem o que acham que vai acontecer com as sementes? Vão nascer? Vão crescer?
Depois ele coloca o vaso número 4, o que tem terra boa, macia e adubada. O líder coloca algumas sementes de feijão na terra e peça que anotem o que acham que vai acontecer com as sementes? Vão crescer? Vão dar muitos frutos?
     
CUIDADOS QUE DEVE SE TOMAR

Cuidado para que ninguém se machuque com o vaso de espinhos, e também cuidado com as palavras para não ser mal interpretado.

ANÁLISE DA DINÂMICA

O líder diz que cada vaso representa um tipo de coração (vida) diferente ou como está o coração de uma pessoa. Então o líder deve ler Mateus 13:1-9.

O líder deve dizer que aquelas sementes de feijão representam, naquela noite, a Palavra de Deus: a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nós e que aqueles vasos são para que cada um veja como está o seu próprio coração, como estão recebendo a vontade de Deus, a Palavra de Deus. O que vai acontecer com a Palavra de Deus na vida de cada um. Então leia Mateus 13:16-23.

APLICAÇÃO OU APELO

Pergunte a todos como eles acham que estão seus corações e como eles querem que fiquem seus corações.

Diga que todos precisam ter um coração como o vaso 4, aberto e pronto para receber a semente (a vontade de Deus), porque assim vai produzir muitos frutos e a vida da pessoa vai ser uma grande bênção.

Faça uma oração pedindo a Deus que venha trocar o coração de cada um naquela noite por um novo coração.

Pegue alguns grãos de feijão e diga que eles representam a Jesus (grão que caiu na terra), pergunte a cada um presente: Você quer de maneira simbólica receber esse grão de feijão (Jesus)?
Aos que responderem sim, dê um grão de feijão e diga depois que eles estão recebendo a salvação e leve-os a orarem se entregando a Cristo. Faça o apelo e ore com eles.

DETALHE ESPECIAL QUE FAZ A DIFERENÇA
Prepare uma pequena lembrança para aqueles estão visitando naquela noite, talvez uma flor, ou um vasinho com planta para cada um com cartão, isso pode fazer uma grande diferença.

FINALIZAR
Convidar a todos para os cultos de celebração ou programação especial. Agradecer a presença dos que vieram a primeira ou segunda vez e dizer que os espera na próxima semana.






O Jogo dos Bilhetes

OBJETIVO: EVANGELIZAR ATRAVÉS DE UMA COMUNICAÇÃO ALEGRE E DIVERTIDA, DE MELHOR COMPREENSÃO. AJUDAR AS PESSOAS A SE COMUNICAREM MAIS UMAS COM AS OUTRAS.
DURAÇÃO: 30 A 60 MINUTOS (CÉLULA DE 4 A 12 PESSOAS)
MATERIAL NECESSÁRIO: PEDAÇOS DE PAPEL, CANETAS, FITA ADESIVA

MODO DE FAZER

O líder, os auxiliares e os membros da célula devem receber a todos alegremente, devem criar um clima amistoso e agradável. As pessoas devem se sentir amadas e à vontade para estar na reunião. Os participantes sentam-se em círculos e o líder pede que todos se apresentem dizendo o seu nome e pede aos outros que gravem bem os nomes uns dos outros.

Depois que todos estiverem sentados, o líder deve grudar nas costas de cada integrante um cartão com uma frase diferente. Aí todos devem circular pela sala, ler os bilhetes dos colegas e atendê-los, sem dizer o que está escrito no bilhete. Todos devem atender ao maior número possível de bilhetes. Após algum tempo (uns 15 minutos), todos devem voltar à posição original, e cada integrante deve tentar descobrir o que está escrito em seu bilhete. Então cada integrante deve dizer o que está escrito em suas costas e as razões por que chegou a esta conclusão. Caso não tenha descoberto, os outros integrantes devem auxiliá-lo com dicas. Sugestões de bilhetes:

- Em quem voto para presidente? 
- Como se faz arroz?
- Sugira um nome para meu bebê.
- Sugira um filme para eu ver.
- Briguei com a sogra, o que fazer? 
- Cante uma música para mim?
- Gosto quando me aplaudem. 
- Sou muito carente. Dê-me um abraço.
- Tenho piolhos. Ajude-me! 
- Estou com fome. Me dê comida!
- Estou com falta de ar. Leve-me à janela.
- Me descreva um jacaré. 
- Diga que tem uma barata nas minhas costas!
- Estou dormindo, me acorde! 
- Me cumprimente. Aperte minha mão!
- O que faz o síndico de um prédio? 
- Sou sósia de quem?
- Veja se estou com febre.
- Estou fazendo aniversário hoje!
- Me faça sorrir estou triste! 
- Me faça uma careta?

    Use a criatividade e crie mais outros tipos de bilhetes.

CUIDADOS QUE DEVE SE TOMAR

Cuidado para que ninguém se sinta ofendido; também, ao colar os bilhetes, tomem cuidado para que ao andar os bilhetes não caiam no chão, pois se as pessoas verem o que está escrito em seu próprio bilhete a dinâmica perde o sentido. Cuidado também para não estragar a roupa das pessoas ao colar os bilhetes.

ANÁLISE DA DINÂMICA

Essa dinâmica tem a intenção de mostrar que as pessoas estão a nos dizer algo que está em nossa vida e temos dificuldade de entender, porque eles estão dizendo ou fazendo isso. A função principal dela é nos ensinar que geralmente quem está a nossa volta está vendo que precisamos de alguma coisa e estão querendo, de alguma forma, nos ajudar e nós temos dificuldade de entender e até rejeitamos essa ajuda por pensarmos outras coisas em relação às atitudes das pessoas.

Ela também nos mostra que às vezes estamos pedindo algo que nem nós mesmos sabemos ou que precisamos de algo que nem nós mesmos percebemos o que é. Por isso precisamos descobrir o que estão querendo nos dizer. É importante descobrir o que estão querendo nos dizer. O que facilitou ou dificultou a descoberta das mensagens? Como esta dinâmica se reproduz no cotidiano?

APLICAÇÃO OU APELO

Precisamos aprender a entender o que as pessoas querem nos dizer, pode ser que seja o que mais precisamos ouvir. Pode ser algo que vai mudar a nossa vida completamente. Pode ser algo que precisamos e não estamos percebendo que precisamos.

O que mais o ser humano precisa é de Deus em sua vida. O que mais Deus tem feito é usar as circunstâncias, as pessoas e os acontecimentos à nossa volta para se manifestar a nós e suprir as nossas necessidades e carências.

Quem trouxe você aqui hoje foi o próprio Senhor para te dizer o quanto Ele quer fazer em sua vida, o quanto Ele quer transformar sua vida, mudar você completamente. Porém para fazer isso você precisa descobrir que Ele te ama e quer fazer na sua vida poderosamente.

Hoje você pode deixar o Senhor Jesus Cristo começar a mudar sua vida! Você está entendendo sim o que Ele está falando, agora você precisa dar a Ele uma resposta, quer ou não que Deus faça em sua vida. Abençoar-te poderosamente.

Você quer abrir seu coração e crer em Jesus? Você quer abrir sua boca e recebê-lo com seu único e suficiente Salvador hoje aqui?

DETALHE ESPECIAL QUE FAZ DIFERENÇA

Se for possível prepare uma cartinha para cada visitante, busque um texto como se fosse o próprio Senhor Jesus escrevendo a pessoa e no final assine com o Nome de Jesus, como se Ele tivesse mandando essa cartinha para a pessoa.

FINALIZAR

Convidar a todos para os cultos de celebração ou programação especial. Agradecer a presença dos que vieram a primeira ou segunda vez e dizer que os espera na próxima semana.







11- Jogo comunitário
Objetivo: Descontrair e ao mesmo tempo ajudar a memorizar o nome dos outros participantes.Material: uma flor.Desenvolvimento: os participantes sentam-se em círculo e o animador tem uma flor na mão. Diz para a pessoa que está à sua esquerda : senhor... (diz o nome da pessoa), receba esta flor que o senhor...(diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou...E entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer a mesma coisa. Quem trocar ou esquecer algum nome, passará a ser chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo, gato. Quando tiverem que se referir a ele, os seus vizinhos, em vez de dizerem seu nome, devem chamá-lo pelo nome do bicho.O animador deve ficar atento e nào deixar os participantes entediados. Quanto mais rápido se faz a entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.

12- Jogos de bilhetes
Participantes: 7 a 20 pessoasTempo Estimado: 20 minutosModalidade: Comunicação.Objetivo: Exercitar a comunicação entre os integrantes e identificar seus fatores.Material: Pedaços de papel com mensagens e fita adesiva.Descrição: Os integrantes devem ser dispostos em um círculo, lado a lado, voltados para o lado de dentro do mesmo. O coordenador deve grudar nas costas de cada integrante um cartão com uma frase diferente. Terminado o processo inicial, os integrantes devem circular pela sala, ler os bilhetes dos colegas e atendê-los, sem dizer o que está escrito no bilhete. Todos devem atender ao maior número possível de bilhetes. Após algum tempo, todos devem voltar a posição original, e cada integrante deve tentar adivinhar o que está escrito em seu bilhete. Então cada integrante deve dizer o que está escrito em suas costas e as razões por que chegou a esta conclusão. Caso não tenha descoberto, os outros integrantes devem auxiliá-lo com dicas. O que facilitou ou dificultou a descoberta das mensagens? Como esta dinâmica se reproduz no cotidiano? Sugestões de bilhetes:- Em quem voto para presidente? - Como se faz arroz?- Sugira um nome para meu bebê? - Sugira um filme para eu ver?- Briguei com a sogra, o que fazer? - Cante uma música para mim?- Gosto quando me aplaudem. - Sou muito carente. Me dê um apoio.- Tenho piolhos. Me ajude! - Estou com fome. Me console!- Dance comigo. - Estou com falta de ar. Me leve à janela.- Me descreva um jacaré. - Me ensine a pular.- Tem uma barata em minhas costas!- Dobre a minha manga.- Leia a minha sorte. - Quanto eu peso?- Estou dormindo, me acorde! - Me cumprimente.- Meu sapato está apertado. Me ajude. - Quantos anos você me dá?- Quero um telefone. Que faço? - Me elogie.- O que faz o síndico de um prédio? - Sou sósia de quem?- Como conquistar um homem? - Veja se estou com febre.- Chore no meu ombro. - Estou de aniversário, quero meu presente.- Sorria para mim. - Me faça uma careta?

13- Explosão do coordenador
Objetivo: criar impacto nos participantes do grupo através de uma dramatização exagerada, a fim de sentir melhor as reações dos indivíduos.Tamanho: 30 pessoasTempo: 10 minutosDescrição: Escolhe-se qualquer tema que não será o principal da reunião e a uma certa altura do debate o coordenador para e diz "Vocês não estão se interessando suficientemente. Estou até doente e cansado em ver esse comportamento, esse desinteresse caso não tomem maior seriedade, interrompo, agora mesmo, este debate!", após esse comentário todos estarão desconcertado e terão reações diferentes principalmente reprovando a atitude do coordenador. Após o primeiro impacto o coordenador, em seu estado natural deverá explicar que era uma dramatização para ver as reações dos indivíduos do grupo, e nisso seguirá a discussão, sobre as reações das pessoas com reação a explosão do coordenador.* Indicado para grupos que já tenham uma certa maturidade.

14- Dramatização
Objetivos: demonstrar o comportamento grupal dos membros participantes; realizar um feedback de um participante com objetivo de melhor compreendê-lo.Tamanho: 30 pessoas.Tempo: 30 minutos.Descrição:1. O coordenador apresenta o assunto da discussão;2. Após decorridos dez minutos, o coordenador orienta os participantes para que, nos próximos dez a quinze minutos, cada um procure identificar-se com o colega da direita, esforçando-se por imitá-lo na discussão;3. Cada participante tentará agir exatamente como o seu colega da direita, imitando seu comportamento no grupo;4. É da máxima importância que cada qual consiga identificar-se com seu colega;5. O mesmo exercício poderá ser feito, deixando liberdade para que cada participante faça a escolha do colega a ser imitado, cabendo aos outros reconhecê-lo.

15- Aulinha
Objetivo: desenvolver nos participantes a capacidade de improvisação, síntese, clareza e de avaliaçãoTamanho: 25 a 30 pessoasTempo: 35 minutosMaterial: o mesmo numero de temas para o de participantes do grupoDescrição: a AULINHA é dada quando o grupo tem dificuldade de expressão, é inibido e prolixo. Para isso o coordenador:1. Entrega a cada participante o tema, sobre o qual deverá expor suas idéias, durante dois ou três minutos;2. O membro participante anterior ou posterior dará uma nota ou conceito ao expositor, que será comunicada ao grupo no final do exercício;3. A AULINHA permite diversas variações, tais como:- O coordenador em vez de dar a cada participante um título de tema para dissertar em público, poderá utilizar somente um tema, ou então vários temas mas com uma introdução para auxiliar as pessoas, ou até mesmo um texto para ser lido- Ou ainda pode-se utilizar uma folha em branco para que cada participante possa lançar nela no mínimo dois assuntos da atualidade, notícias recentes de jornais. A seguir recolherá os assuntos, que cada participante possa dar sua AULINHA, escolhendo um dos artigos constantes na papeleta.

16- Exercício da qualidade
Objetivos: conscientizar os membros do grupo para observar as boas qualidades nas outras pessoas; despertar as pessoas para qualidades até então ignoradas por elas mesmas.Tamanho: 30 pessoasTempo: 45 minutosMaterial: lápis e papelDescrição: o coordenador inicia dizendo que na vida as pessoas observam não as qualidades mas sim os defeitos dos outros. Nesse instante cada qual terá a oportunidade de realçar uma qualidade do colega.1. O coordenador distribuirá uma papeleta para todos os participantes. Cada qual deverá escrever nela a qualidade que no seu entender caracteriza seu colega da direita;2. A papeleta deverá ser completamente anônima, sem nenhuma identificação. Para isso não deve constar nem o nome da pessoa da direita, nem vir assinada;3. A seguir o animador solicita que todos dobrem a papeleta para ser recolhida, embaralhada e redistribuída;4. Feita a redistribuição começando pela direita do coordenador, um a um lerá em voz alta a qualidade que consta na papeleta, procurando entre os membros do grupo a pessoa que, no entender do leitor, é caracterizada com esta qualidade. Só poderá escolher uma pessoa entre os participantes.5. Ao caracterizar a pessoa, deverá dizer porque tal qualidade a caracteriza;6. Pode acontecer que a mesma pessoa do grupo seja apontada mais de uma vez como portadora de qualidades, porém, no final cada qual dirá em público a qualidade que escreveu para a pessoa da direita;7. Ao término do exercício, o animador pede aos participantes depoimento sobre o mesmo.

17- Diagrama de integração
Objetivo: apresentar uma ilustração gráfica do relacionamento dos membros de um grupo.Tamanho: 25 pessoas.Tempo: 15-20 minutos.Material: lápis ou caneta, papel e cartolinaDescrição: o coordenador distribui um papel para todos, afim de que nele se escreva o nome da pessoa mais importante para o sucesso do grupo, ou ainda, da pessoa do grupo cujas idéias são mais aceitas; o papel deve ser assinado de forma legível; recolhido os papeis, será feito um diagrama no quadro-negro ou cartolina, marcando com um círculo o nome do participante escolhido, e com uma flecha, a iniciar-se com o nome da pessoa que escolheu, indo em direção à escolhida

18- Um trabalho em equipe
Objetivo: demonstrar a eficiência de um trabalho de equipe.Tamanho: 5 a 7 pessoasTempo: 30 minutosMaterial: uma cópia para cada membro da avenida complicada, canetaDescrição:1. A tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que resolva com máxima rapidez o problema da avenida complicada;2. O coordenador formará subgrupos de 5 a 7 pessoas, entregando a cada participante uma cópia da avenida complicada;3. Todos os subgrupos procurarão resolver o problema da avenida complicada, com a ajuda de toda a equipe;4. Obedecendo as informações constantes da cópia a solução final deverá apresentar cada uma das cinco casa caracterizadas quanto a cor, ao proprietário, a condução, a bebida e ao animal doméstico;5. Será vencedor da tarefa o subgrupo que apresentar por primeiro a solução do problema;6. Terminado o exercício, cada subgrupo fará uma avaliação acerca da participação dos membros da equipe na tarefa grupal;7. O coordenador poderá formar um plenário com a participação de todos os membros dos subgrupos para comentários e depoimentos.
A avenida complicadaA tarefa do grupo consiste em encontrar um método de trabalho que possa resolver, com a máxima brevidade possível, o problema da avenida complicada.Sobre a avenida complicada encontram-se cinco casas numeradas; 801, 803, 805, 807 e 809, da esquerda para a direita. Cada casa caracteriza-se pela cor diferente, pelo proprietário que é de nacionalidade diferente, pela condução que é de marca diferente, pela bebida diferente e pelo animal doméstico diferente.As informações que permitirão a solução da avenida complicada são:- As cinco casas estão localizadas sobre a mesma avenida e no mesmo lado.- O mexicano mora na casa vermelha,- O peruano tem um carro mercedes-benz,- O argentino possui um cachorro,- O chileno bebe coca-cola,- Os coelhos estão a mesma distância do cadilac e da cerveja,- O gato não bebe café e não mora na casa azul,- Na casa verde bebe-se whisky,- A vaca é vizinha da casa onde se bebe coca-cola,- A casa verde é vizinha da casa direita, cinza,- O peruano e o argentino são vizinhos,- O proprietário do volkswagem cria coelhos,- O chevrolet pertence a casa de cor rosa,- Bebe-se pepsi-cola na 3 casa,- O brasileiro é vizinho da casa azul,- O proprietário do carro ford bebe cerveja,- O proprietário da vaca é vizinho do dono do cadilac,- O proprietário do carro chevrolet é vizinho do dono do cavalo.

19- Teste de resistência à pressão social
Objetivo: criar na pessoa a capacidade, o equilíbrio e a maturidade suficientes para aceitar críticas, superar impasses, pessimismos, desânimos, censuras sociais e outras.Tamanho: 30 pessoasTempo: 40 minutosDescrição: este exercício é muito válido, sendo aplicado depois que o grupo já atingiu um determinado grau de solidariedade e conhecimento mútuo, e sendo por todos aceito. Para sua realização:- Dois ou três participantes, voluntários ou escolhidos pelo grupo, um de cada vez implacavelmente vai a passarela em frente de cada participante e diz-lhe tudo o que lhe parece saber, os aspectos positivos, negativos e reticências;- Havendo tempo e interesse, é ótimo que todos o façam, constituindo, assim, tantas "fotos" de cada indivíduo, quantos forem os participantes;- Este exercício permite, entre outras, a seguinte variação: o coordenador poderá pedir que cada participante aponte os aspectos positivos, negativos e reticências do seu colega sentado à direita.

20- A tempestade mental
Objetivos: gerar grande número de idéias ou soluções acerca de um problema, evitando-se críticas e avaliações, até o momento oportuno; processar os resultados de uma sessão de tempestade mental;Tamanho: 6 pessoas;Tempo: 1 hora;Material: papel, caneta, cartolina;Descrição: o coordenador inicia dando um exemplo prático:1. O coordenador forma subgrupos de aproximadamente seis pessoas. Cada subgrupo escolherá um secretário que anotará tudo;2. Formados os subgrupos, o coordenador dirá as regras do exercício: não haverá crítica durante todo exercício, acerca do que for dito; quanto mais extremada a idéia, tanto melhor, deseja-se o maior número de idéias.1ª fase:- O coordenador apresenta o problema a ser resolvido. Por exemplo: um navio naufragou, e um dos sobrevivente nadou até alcançar uma ilha deserta. Como poderá salvar-se: o grupo terá 15 minutos para dar idéias.2ª fase:- Terminado, o coordenador avisa que terminou o tempo e que a crítica é proibida. Inicia-se a avaliação das idéias e a escolha das melhores.3ª fase:- No caso de haver mais subgrupos, o animador pede que seja organizada uma lista única das melhores idéias.4ª fase:- Forma-se o plenário. Processa-se a leitura das melhores idéias, e procura-se formar uma pirâmide cuja base serão as idéias mais válidas.

21- A dificuldade de um consenso
Objetivos: Esclarecer valores e conceitos morais. Provocar um exercício de consenso, a fim de demonstrar sua dificuldade, principalmente quando os valores e conceitos morais estão em jogo.Tamanho: 30 pessoasTempo: 1 horaDescrição: o coordenador explica os objetivos do exercício. A seguir distribuirá uma cópia do "abrigo subterrâneo" a todos os participantes, para que façam uma decisão individual, escolhendo as seis pessoas de sua preferência. Organizar, a seguir, subgrupos de 5 pessoas. Para realizar a decisão grupal, procurando-se alcançar um consenso. Forma-se novamente o grupo maior, para que cada subgrupo possa relatar o resultado da decisão grupal. Segue-se um debate sobre a experiência vivida.
Abrigo subterrâneoImaginem que nossa cidade está sob ameaça de um bombardeio. Aproxima-se um homem e lhes solicita uma decisão imediata. Existe um abrigo subterrâneo que só pode acomodar seis pessoas. Há doze pessoas interessadas a entrar no abrigo. Faça sua escolha, destacando seis somente.- Um violinista, com 40 anos de idade, narcótico viciado;- Um advogado, com 25 anos de idade;- A mulher do advogado, com 24 anos de idade, que acaba de sair do manicômio. Ambos preferem ou ficar juntos no abrigo, ou fora dele;- Um sacerdote, com a idade de setenta e cinco anos;- Uma prostituta, com 34 anos de idade;- Um ateu, com 20 anos de idade, autor de vários assassinatos;- Uma universitária que fez voto de castidade;- Um físico, com 28 anos de idade, que só aceita entrar no abrigo se puder levar consigo sua arma;- Um declamador fanático, com 21 anos de idade;- Uma menina com 12 anos e baixo Q.I.;- Um homossexual, com 47 anos de idade;- Um débil mental, com 32 anos de idade, que sofre de ataques epilépticos

22- Técnica do encontro
Objetivos: Estabelecer um comunicação real. Auxiliar os participante a se tornarem conscientes de sua verdadeira reação uns em relação aos outros, através do uso dos sentimentos em todo o corpo.Tamanho: 25 pessoasTempo: 1 horaDescrição:1. O coordenador convida dois voluntários para que fiquem de pé, uma em cada extremidade da sala, silenciosas, olhando-se nos olhos, e andando muito lentamente, uma em direção à outra.2. Sem haverem nada planejado, quando as duas pessoas se encontrar bem próximas uma da outra, deverão fazer o que quer que sintam impelidas a fazer.3. Poderão continuar o encontro durante o tempo que quiserem4. Terminado o encontro, o exercício prossegue, com outros dois, caso seja necessário.5. No final da experiência, seguem-se os comentários não só dos protagonistas, como dos observadores.

23- Exercício do bombardeio intenso
Objetivo: Expressar sentimentos positivos, de carinho e afeto com uma pessoaTamanho: 25 pessoasTempo: 2 minutos por pessoasDescrição:- O coordenador inicia, explicando ao grupo como a afeição se baseia na formação de ligações emocionais, é geralmente a última fase a emergir na evolução do relacionamento humano, após a inclusão e o controle, na inclusão, as pessoas têm de encontrar-se umas com as outras e decidir se continuam seu relacionamento. Os problemas de controle exigem que as pessoas se confrontem umas com as outras e descubram como desejam relacionar-se. Para prosseguir a relação, cumpre que se formem ligações afetivas, e elas têm então de abraçar-se, a fim de que se crie um vínculo duradouro.- Feita a explicação o coordenador pede aos participantes que digam à uma pessoa todos os sentimentos positivos que têm por ela.- A pessoa apenas ouve, podendo permanecer no círculo ou sair dele e ficar de costas para o grupo.- O impacto é mais forte quando cada um se coloca diante da pessoa, toca-a, olha nos olhos e lhe fala diretamente, que é uma outra maneira de realizar a dinâmica.

24- Trocando crachás
Participantes: 15 a 30 pessoasTempo Estimado: 20 minutosModalidade: Apresentação e Memorização de Nomes.Objetivo: Facilitar a memorização dos nomes e um melhor conhecimento entre os integrantes.Material: Crachás com os nomes dos integrantes.Descrição: O coordenador distribui os crachás aos respectivos integrantes. Após algum tempo recolhem-se os crachás e cada um recebe um crachá que não deve ser o seu. Os integrantes devem passear pela sala a procura do integrante que possui o seu crachá para recebê-lo de volta. Neste momento, ambos devem aproveitar para uma pequena conversa informal, onde procurem conhecer algo novo sobre o outro integrante. Após todos terem retomado seus crachás, o grupo deve debater sobre as diferentes reações durante a experiência.

25- Recordações da infância
Participantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Experiência de Vida.Objetivo: Proporcionar o conhecimento recíproco da infância de cada integrante.Material: Perguntas preparados pelo coordenador em número superior ao número de integrantes.Observação: Deve-se evitar perguntas que levem a recordações tristes.Descrição: Cada integrante recebe aleatoriamente uma pergunta e a lê em voz alta para os demais, respondendo-a em seguida. As perguntas podem ser reutilizadas. Propostas de perguntas:- Como era seu melhor amigo(a)?- Como seu pai gostaria que você fosse?- O que você imaginava ser quando crescesse?- Quais os seus sonhos de infância?- Qual a melhor lembrança de seu padrinho?- Qual a melhor lembrança de seu pai?- Qual a melhor lembrança de sua infância?- Qual a melhor lembrança de seu mãe?- Qual a sua primeira grande alegria?- Qual o seu primeiro contato com Deus?- Quando você descobriu que Cristo morreu por nós?

26- Técnica não-verbal de controle
Objetivo: experimentar os sentimento de domínio e de submissãoTempo: depende de quantas vezes for feitoDescrição:- O coordenador pede que uma ou duas pessoas fiquem de pé em cima de uma cadeira e continuem participando das atividades, naquela posição.- É importante observar que as pessoas fiquem de pé sem maiores explicações.- Decorridos cinco ou mais minutos, o animador poderá solicitar a reação das outras pessoas, a fim de observar se de fato tiveram a impressão de subordinação, como também notar como essas simples modificações espaciais fazem aflorar nítidas sensações de conforto ou desconforto

27- Conhecendo melhor o grupoParticipantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 20 minutosModalidade: Objetivos Individuais.Objetivo: Compreender os objetivos individuais e sua relação com o grupo.Material: Lápis e papel para os integrantes.Observação: O horizonte do desejo pode ser aumentado, como por exemplo, um sonho que se deseja realizar no decorrer da vida.Descrição: O coordenador pede aos integrantes que pensem nas atividades que gostariam de fazer nos próximos dias ou semanas (viagens, ir bem numa prova, atividades profissionais, familiares, religiosas, etc.). Então, cada integrante deve iniciar um desenho que represente o seu desejo na folha de ofício. Após trinta segundos o coordenador pede para que todos parem e passem a folha para o vizinho da direita, e assim sucessivamente a cada trinta segundos até que as folhas voltem à origem. Então cada integrante descreve o que gostaria de ter desenhado e o que realmente foi desenhado. Dentre as conclusões a serem analisadas pelo coordenador pode-se citar:- Importância de conhecermos bem nossos objetivos individuais e coletivos;- Importância de sabermos expressar ao grupo nossos desejos e nossas dificuldades em alcançá-los;- O interesse em sabermos quais os objetivos de cada participante do grupo e de que maneira podemos ajudá-los;- Citar a importância do trabalho em grupo para a resolução de problemas;- Outros

28- Evangelho em pedaços
Participantes: 10 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Leitura da Bíblia e Debate.Objetivo: Estimular a procura e análise de passagens da Bíblia.Material: Papéis com pequenos trechos da Bíblia (partes de passagens) com indicação do livro, capítulo e versículos.Descrição: Cada integrante recebe um trecho da Bíblia e procura compreendê-lo. Para melhorar a compreensão do trecho, deve consultar a passagem completa na Bíblia. Em seguida, os integrantes devem ler o seu trecho e comentá-lo para o grupo. Ao final, é aberto o debato sobre os trechos selecionados e as mensagens por eles transmitidas.

29- Dinâmica da pizza
Participantes: 7 a 15 pessoasTempo Estimado: 30 minutosModalidade: Preferências Individuais.Objetivo: Descobrir a importância de diferentes temas para os integrantes do grupo.Material: Lápis e papel para os integrantes.Descrição: O coordenador propõe temas a serem debatidos pelo grupo. Cada integrante é motivado para que defina qual a importância dos diferentes temas para si mesmo. Dentre os temas propostos pode-se ter temas como: drogas, sexo, namoro, política, amizade, espiritualidade, liturgia, família, educação, saúde, segurança, esportes, etc. Os temas devem ser identificados por um número ou uma letra (de preferência a primeira letra do tema). Em seguida, cada integrante deve desenhar um círculo e dividi-lo de acordo com a proporção de importância que tem para com cada tema. As divisões devem ser identificadas pelos números ou letras definidos anteriormente para os temas. Temas se nenhuma importância para o integrante podem ser simplesmente desconsiderados pelo mesmo. Então, cada integrante apresenta seu desenho ao grupo comentando suas opções. Em contrapartida, o grupo pode opinar sobre estas opções e se as mesmas correspondem ao que o grupo esperava do integrante.








VOCÊ TIRA O CHAPEU PRA ESSA PESSOA


Procedimento: pega um chapeu e coloca um espelho dentro.
Coloca ele em um lugar ali mesmo proximo dos menbros da celula e dos visitantes, onde ele nao tenha como ver o que o outro esta vendo dentro do chapeu.
Introdução: comunica a todos que dentro do chapeu tem uma foto de uma pessoa muito importante. Convide um pra se dirigir a te o chapeu olhar a foto, e pergunta pra ele se ele tira o chapeu pra quela pessoa.
Se tirar, porque ele tira.
Se não tirar, o porque de não tirar.
Assim repetir o processo com todos quem estão na reuniao, ate que todos participem, lembrando sem revelar quem esta no chapeu.
Moral: cada pessoa que olhar sua propria imagem no espelho, vai se expressar de maneira diferente,uns tira e outros não, porque descombrem que precisam melhora. O lider da dinamica deve explorar bastante tanto o lado positivo quanto negativo, fazendo os participantes a refletir mais, e falando a importancia que eles sao para Deus. Nos somos imagens e semelhança de Deus.


DINAMICAS PARA CASAIS




Dinâmica: DEMONSTRANDO OS SENTIMENTOS


Material:um urso de pelúcia.


Porcedimento: formar um circulo com todos os casais e passe o urso de mão em mão, e pedir para a pessoa que estiver com o urso nas mãos falar em voz alta o que tem vontade de fazer com o urso . e ir passando um por um e falando, quando chegar no ultimo , pedir para a pessoa que faça o que disse que gostaria de fazer com o urso para eles fazerem com seu Conjuguê .


OBJETIVO DA DINÂMICA:


Mostrar aos casais que muitas vezes não mostramos ao outro nossos sentimentos por ele esta dinâmica é bem descontraida serve de motivação para os casais.








Dinâmica  : COMO ESTA SEU CASAMENTO ?


material:


1 banana bem bonita e não muito madura


1 agulha prepare antes da reunião começar para que os casais não vejam .


pega -se a banana e com ajuda da agulha faça um furo na casca da banana até que você perceba que transpassou o miolo da banana e encostou no outro lado da casca sem furar o outro lado da casca em e nesse furro faça movimento vai e vem para poder corta a banana isso você vai fazer em toda a banana de um espaço entre um furro e outro para que a banana quando aberta saia em rodelas a polpa . é assim você vai fazer isto e quando você for fazer a dinâmica você ira perguntar para os casais com esta seu casamento ?


Olhem essa banana que linda não é você ver algum machucado nela ela esta com aparência de que esta com algum problema ?


e peça para eles responderem, eles responderam que não então você pega e vai descascando a banana devagar para que vai se caindo rodelas de banana , e você fala para eles:


Então queridos olha só agora com esta a banana que se aparentava linda por forra só que por dentro esta toda cheia de pedaços , e você pergunta novamente?


E como estão com o casamento de vocês lindo perfeito com a banana alguns minutos atras ou assim como esta agora?


E comentar com eles que muitos casais vivem um casamento assim mostrando aos outro que são lindo maravilhos e até mesmo perfeito, que não necessitam de ajuda nenhuma será que hoje vocês não estão precisando de alguma ajuda em seu casamento? e complemente com suas palavras essa dinâmica da um momento de reflexição para todos pensarem pois muitos acham que não precisam de ajuda de ninguém para resolverem seus problemas com sua esposa , esposo , filhos será que não precisamos mesmo? espero que gostem dessa Dinâmica.




Olha essa "brincadeira para quebrar o gelo:








CINDERELA






Esta brincadeira pode ser feita com uns 15 ou 20 casais.


Pedem-se as esposas para tirarem seus sapatos e amontoá-los num canto da sala.


Misturam-se todos os sapatos femininos, de modo que os pares não fiquem juntos.


Coloca-se uma fileira de cadeiras, uma ao lado da outra, para que todas as esposas participantes possam se sentar.


À ordem do dirigente, os esposos deverão encontrar os sapatos de suas esposas - tem de ser o par - e calça-los nela.


A esposa não pode dizer ao esposo se o sapato que ele trouxer não for o dela.


O primeiro esposo a calçar a esposa com seus próprios pares de sapato ganha a brincadeira.


Encerra-se a brincadeira com a esposa vencedora recompensando seu esposo comum beijo, um abraço ou uma declaração de amor.


























Um Colinho para Você


Para Descontrair, uma dinâmica para divertir e ensinar: Um Colinho para Você


Coloca-se umas dez cadeiras no centro da sala, em círculo, com um pouco de espaço entre elas.


Dez esposas sentarão nas cadeiras.


Ao som de uma música, os respectivos esposos deverão dançar em volta das cadeiras.


Em dado momento, pára-se a música, e os esposos deverão sentar no colo de suas esposas.


O último que conseguir sentar sai da brincadeira, carregando sua esposa no colo.


A brincadeira continua saindo sempre o último que conseguir se sentar.


Quando restarem umas 4 ou 5 esposas em suas cadeiras, pode-se aumentar ainda mais o espaço entre elas, de modo a dificultar a chegada do esposo até ela.






O casal vencedor pode receber um prêmio.














Descrição


• Quebra-gelo para o Dia dos Namorados, ou encontro de casais


Recursos


• Lista de ações relacionadas com o dia dos namorados;


• Cadeiras; e


• Prêmio para estimular a brincadeira.


Preparação


Organize as cadeiras em fileiras;


Todos os participantes devem se sentar nas fileiras centrais, por exemplo, formando uma “linha de partida”;


Devem ser dispostas várias fileiras de cadeiras vazias à frente da “linha de partida” e várias fileiras de cadeiras também vazias à retaguarda da “linha de partida”;


Os participantes devem ocupar as fileiras centrais de cadeiras ;






Deve ser ocupada uma cadeira por pessoa;


Depois que todos os participantes estiverem sentados corretamente nas fileiras centrais, todos um ao lado do outro, então leia as instruções para os participantes seguirem;


Quando um participante for se mover, para frente ou para trás, e se alguém estiver ocupando essa cadeira à frente ou à retaguarda, deverá se sentar ao lado dele ficar em pé ou ao lado. Várias pessoas podem ficar “empilhadas” numa mesma cadeira dependendo do número de participantes e do número de fileiras de cadeiras ocupadas.


Venc a primeira pessoas que chegar na primeira fileira da frente.


Instruções para a prova


Aqui está uma sugestão de lista de perguntas, você poderá reformulá-las. É aconselhável que você tenha um número bem maior de perguntas sob risco de, esgotarem-se as perguntas e a dinâmica não estar encerrada.


• “Se você estiver usando alguma peça de roupa vermelha, avance uma cadeira”


• “Se você estiver com alguma pela de roupa preta, mova-se para três cadeiras atrás”


• “Se seu aniversário for no mês de junho, avance uma cadeira.”


• “Se você não comprou para seu amado algo para dia dos namorados, mova-se duas cadeiras atrás.”


• “Se você disse “eu o amo” para alguém hoje, avance duas cadeiras.”


• ” Se seu amado tiver um hábito que o irrita, mova-se uma cadeira atrás.


• ” Se você já cantou uma serenata a seu amado, avance 1 cadeira.”


• “Se você não entregou um cartão dos Dias volte duas cadeiras.”


• ” Se você alguma vez comprou ou recebeu uma rosa vermelha no Dia dos Namorados, avance uma cadeira “.


• ” Se você nunca desfrutou de um jantar à luz de vela no Dia dos Namorado mova-se uma cadeira para trás “.


• ” Se você alguma vez esqueceu de celebrar o Dia dos Namorado volte atrás uma cadeira “.


• ” Se você tem uma canção especial que lembra o seu namoro ou casamento, avance adiante 1 cadeira “.


• ” Se você alguma vez ficou envergonhado (a) no dia de Namorado, mova-se uma cadeira para trás.


• ” Se você sempre recebeu rosas ou um presente no dia dos namorados, avance uma cadeira “.


• ” Se seu carro quebrou no dia dos namorados, mova-se 1 cadeira atrás.


• ” Se você alguma vez chamou seu amado (a) pelo nome errado, volte 2 cadeiras “.


• ” Se Você alguma vez enviou anonimamente flores para seu amado (a), avance 1 cadeira “.


• ” Se você alguma vez deixou para seu amado (a) uma mensagem de amor na secretária eletrônica, avance uma cadeira “.


• ” Se você alguma vez Enviou adiante o amado (a) um SMS (mensagem de texto no celular), avance uma cadeira “.


• ” Se você alguma vez comprou para seu amado (a) um artigo de roupa que era muito pequena ou muito grande, volte uma cadeira “.


• ” Se você se envergonha de beijar seu amado (a), volte para trás uma cadeira “.


• ” Se você segura mãos do seu amado (a) em local público, avance uma cadeira “.


• ” Se você gosta de fazer coisas para alguém para mostrar você os ama, avance uma cadeira “.


• ” Se você alguma vez recebeu uma chamada telefônica de um ex-namorado depois que casou com seu amado, volte atrás duas cadeiras “.


• ” Se você sempre esquece datas importantes relacionadas ao casal, volte uma cadeira “.


• ” Se você alguma vez recusou atender o telefone depois de uma discurssão com seu amado, mova-se uma cadeira para atrás.


• ” Se você alguma vez ficou ofendido com o odor do corpo de seu amado (a), avance uma cadeira “.


• ” Se você gosta de dar presentes para mostrar para alguém que você os ama avance uma cadeira “.


• ” Se você já beijou na boca seu amado (a) sem escovar os dentes, avance uma cadeira.


• ” Se você já usou uma roupa especial no dia dos Namorado avance uma cadeira “.


Reflexão


• Quais aspectos avançaram na sua relação?


• Quais aspectos retrocederam?


• Reflita sobre o ano anterior, você avançou em seu relacionamento conjugal ou retrocedeu?


• Como você mede o progresso do seu relacionamento?


• Alguns relacionamento são como esta dinâmica – ora avança, ora retrocede – o seu relacionamento é assim?


Tema da Dinâmica: Casais – O que gosto e não gosto em você.


Antes de iniciar tenha uma conversa sobre sigilo e fofocas; peça aos integrantes que lembrem que assuntos discutidos no grupo não devem ser comentados fora da reunião. Para essa dinâmica será necessário um certo grau de confiança entre os participantes do grupo.


Pegue uma folha e divida ao meio (deitada). Do lado esquerdo escreva: O que eu mais gosto nele(a). Do lado direito escreva: O que eu não gosto nele(a).


Peça aos casais para se separem para assim poderem escrever. Dê uns 10 a 15 minutos para finalizarem a tarefa.


Peça que sejam os mais honestos possíveis, assegurando que não será revelado a identidade das pessoas. Peça que devolvam os papéis.


Leia os pontos positivos e dos pontos negativos, sem revelar nome nenhum. (leia quantos puder, de acordo com o tempo disponível). Procure misturar os comentários de diversos papéis para garantir o anonimato.


A reação dos casais é de riso e de constrangimento.


Os elogios causam um bem-estar muito grande e os defeitos que são revelados produzem o início de uma mudança na relação do casal.


Você também pode pedir que pessoas se reúnam em pequenos grupos e discutam soluções para alguns dos problemas levantados, e os apresentem aos demais.


Pode ser utilizado o texto de Efésios 4:22-32. Você também pode encerrar com cada pessoa fazendo um cartão de agradecimento e elogios para entregar o seu cônjuge, ou fazer uma oração conjunta de agradecimento pelas coisas boas.





























Gloria a Deus !!!!!! Santo é o Senhor

E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; e andava curvada, e não podia de modo algum endireitar-se. E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. E pôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou, e glorificava a Deus. Lucas 13:11,12,13